sábado, 14 de julho de 2012

Maria, educadora de fé

Na medida em que falamos da Mãe de Deus nos reportamos a uma mulher que teve um papel especial em nossa história de fé, pois ela deu total acolhimento à Palavra de Deus, de modo que Esta se tornasse carne. Por isso, Maria é considerada como um modelo de educação na fé. É a mãe que ouve, guarda e frutifica a Palavra.

Talvez o nosso maior desafio seja escutar, pois hoje a sociedade é demasiadamente barulhenta e apressada o que torna difícil ouvir-se a si mesmo e ao outro. O bom aprendiz, no entanto, é aquele que sabe ouvir, por isso, é preciso contemplar a voz interior que é a voz da própria vida, através do cultivo da meditação pois elas constituem o primeiro passo para o auto equilíbrio. Consiste em um processo realizado “a partir de dentro”, de renovação da própria humanidade e renascimento interior.

A mãe de Deus e nossa, nos ensina a escutar, a cuidar da vida e da fé, na medida em que zela que todos tenham a maturidade humana e da plenitude de Cristo. Trata-se de uma presença feminina que inspira cuidados, constrói ambientes de amor, bondade, afeto, respeito e proteção a vida. Uma presença que torna presentes os traços maternais de Deus, os quais despertam em nós ternura e fé. É ela que nos ensina a sermos obedientes a seu filho, assim como fez nas Bodas de Canaã ao proferir suas palavras aos servidores da festa, “fazei tudo o que Ele vos disser”.

Que ela sempre nos mostre seu Filho, objetivo e centro de nossa fé e a cada dia nos coloque mais perto d’Ele a fim de possamos contemplar seus mistérios e frutifica-los em nossa vida.

Nenhum comentário: