Espiritualidade


A ordem carmelita nasce a partir de um estilo eremitico vivido nas montanhas e vales do Monte Carmelo na Terra Santa (Israel). É chamado assim, por ser uma montanha com 170 metros de altitude que fica na cordilheira de mesmo nome, na Antiga Palestina (Israel), com 34 km de extensão limitando-se ao Norte com Haifa, cidade marítima, pelo sul com as terras de Cesaréia, pelo Leste com a planície de Esdrelon e a oeste com o mar Mediterrâneo.

Nos escrito bíblico o monte é famoso devido a sua fertilidade e natureza, assim como merece especial destaque a disputa do profeta Elias com os profetas de Baal (cf. ). Durante sua vida, Elias sempre revelou grande intimidade e amor ilimitado por Deus, fazendo com que seu exemplo fosse seguido por muitos, a começar por Elizeu (cf. )
 
Cultiva-se também grande devoção a Virgem Maria, devido ao surgimento de uma pequena nuvem q em forma de mão, enviada por Deus dando origem a providencial chuva na região. Com isso, passa a ser interpretada como intercessora em benefício do povo e por isso compreendida como sendo a própria Mãe de Deus.

Quando os cruzados, no século XII chegaram a Terra Santa, expalhou-se a notícias que ali havia eremitas vivendo a solidão, o silêncio e a oração e diziam ter como fundador o profeta Elias e grande devoção à Mãe de Deus, como a Virgem do Carmelo. Muitos deste cruzados aderiram então a nova vida.

A espiritualidade do Carmelo é a espiritualidade da união com Deus e intimidade divina

Entre estes estava Bertoldo, que nos anos de 1153 e 1159, com ajuda de seus companheiros constroem um pequeno oratório perto da gruta de Elias. Em 1229 estes homens almejando a vida religiosa, pediram a Santo Alberto, patriarca de Jerusalém, que lhe fizesse uma regra de vida, que posteriormente foi aprovada pelo para Honório III e aprovada em 1226.
Posteriormente, entre tantas tentativas de reforma na Ordem do Carmo, no século XVI, Santa Teresa de Jesus, com ajuda de São João da Cruz, na cidade Espanhola de Ávila reformula e atualiza a vivência dos carmelitas, fundando vários conventos de monjas carmelitas e também de frades.

Hoje a reforma Teresiana conta com 4.000 religiosos no mundo, com umas 30 províncias vicariatos e delegações. Prova de uma fecundidade são também as Irmãs Carmelitas em torno de 15.000 e as numerosas congregações de irmãs como as teresianas, missionárias e tantas outras.