Vocação



Vocação – palavra que usamos habitualmente e não sabemos bem o seu significado.
É a graça que Deus nos concede para que possamos realizar aquilo a que nos chama.
É capacitação para realizar algo. Deus capacita todos os chamados, ou melhor, dá os meios e instrumentos para segui-lo.

Chamados a ser carmelitas.
 Se Deus te chama à vida carmelitana, quer dizer que Ele te deu tudo o que necessitas para chegar a ser um bom carmelita.
Ser carmelita é uma vocação específica, diferente de qualquer outra família religiosa. Por que é diferente? Porque temos um carisma próprio – peculiar – de viver o Evangelho.


O que é ser Carmelita.
 1º) Ser uma pessoa de oração: Somos conhecidos na Igreja como uma família dedicada à oração. Tal oração não pode ser apenas um momento de repetir fórmulas prontas, mas um momento de intimidade com Deus.

A oração é um relacionamento de amizade com aquele que sabemos que nos ama.

A oração nasce da necessidade de um coração fascinado – atraído – enamorado – encantado por Deus.
 A oração é...
- a água que vitaliza;
- o sol que ilumina;
- o motor que move e
- o alimento que fortalece
Para se orante é preciso viver na presença de Deus. Colocar os olhos unicamente no Cristo. No dizer de Santa Teresinha: “Não se passou três minutos de minha vida sem que eu pensasse em Deus”. 


2º) Viver em fraternidade: O desejo de Santa Teresa de que reinasse em nossas comunidades o espírito de família.

Diz Santa Teresa que nesta casa...
- todos hão de se amar;
- todos hão de ser amigos;
- todos hão de se querer bem;
- todos hão de se ajudar;
- todos hão de ser iguais.
Para tanto precisamos dialogar. Conhecer para amar.


3º) Ser alegre: Com Santa Teresa, se retoma o aspecto festivo da Vida religiosa, fruto da realização pessoal da vocação. Ela mesma nos diz “De santos tristes, livre-nos Deus”. Pessoas alegres, vibrantes, contentes, entusiasmadas. Quanto mais santo, mais alegre.
Neste intuito, introduz juntamente com as duas horas de oração mental, duas horas de recreação. Momento de lazer, de diversão comunitária.

4º) Amar e servir a Igreja: Teresa de Jesus contempla as grandes necessidades da Igreja em sua época e busca fazer tudo o que está ao seu alcance para ajudar a Igreja. Amor filial: “Enfim morro filha da Igreja”. Quis que seus filhos estivessem ao serviço da Igreja: “Se não servires a Igreja, não terá cumprido com sua vocação”. 

Nossa Missão é fazer com que todos sejam amigos fortes de Deus.

5º) Ter a Virgem Maria como Mãe, Irmã, Modelo e Protetora: O Carmelo é todo de Maria. Desde o nosso nascimento no Monte Carmelo carregamos essa inestimável graça de ser reconhecidos como a Ordem de Maria. Maria muito mais que nossa mãe e protetora é o grande modelo de vida. É a que ouve a Palavra, medita em seu coração e a põe em prática.
É preciso silenciar para ouvir a Deus, por isso o carmelita é um grande amante do silêncio. No dizer de são João da Cruz: “Uma só palavra falou o Pai, Jesus Cristo e falou no eterno silêncio e em silêncio deve ser ouvido pela alma”. A meditação consiste na sintonia com Deus. Ele é o nosso “Mestre interior”, o nosso “Livro vivo”.