quinta-feira, 17 de abril de 2014

Missa dos Santos Óleos e Renovação das Promessas Sacerdotais - Diocese de Uruguaiana/RS


A quarta-feira (16) foi marcada pelo encontro dos padres da diocese, na cidade de Itaqui. Todos os anos, na quarta-feira da Semana Santa, eles se reúnem para um dia de reflexão, celebração penitencial, e celebrar a Missa dos Santos Óleos e Renovação das Promessas Sacerdotais. A tradicional missa é realizada na quinta-feira da Semana Santa, dia da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, mas devido as distâncias nas paróquias da diocese, os padres se encontram um dia antes, para na quinta estarem em suas cidades a fim de celebrarem com o povo a Missa da Ceia do Senhor.
O dia começou com um momento de acolhida fraterna dos padres da cidade, Pe. Silvano Mello e Pe. Fernando Rocha. Após um almoço de confraternização, dom Aloísio se reuniu com os presbíteros para refletir sobre a Homilia na Exortação do Papa Francisco, Evangelli Gaudium (Alegria do Evangelho). O bispo ressaltou a importância que o Papa tem dado para o ofício do padre, de levar Deus ao povo também através das homilias nas missas. Por isso, o padre precisa se preparar e deixar guiar o seu ministério pela “alegria do Evangelho” para proclamá-lo com fervor, se tornando, ele mesmo, a Palavra viva no meio de seu povo.
Ao final da reflexão, os padres se reuniram na Igreja Matriz de São Patrício, realizaram a Celebração Penitencial, meditando a Parábola do Filho Pródigo (Lc 15, 11-32) e tendo um momento para se confessarem. As 18h foi celebrada a missa juntamente com os fieis da cidade de Itaqui. Foram também abençoados os óleos que serão utilizados ao longo do ano nas paróquias da diocese, para os sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.
Na homilia da missa, dom Aloísio destacou que o coração da Diocese estava batendo em Itaqui, naquele instante, pois os padres estavam reunidos para renovarem as promessas que devem estar no fundo de seus corações. “Essa promessas falam do dom de Deus, ou seja, da vocação recebida”, enfatizou o bispo. 


Nenhum comentário: