quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Papa convida a sensibilidade dos temas espirituais e a meditar sobre o mistério do Natal

     Na última audiência geral antes do Natal, o Santo Padre dedicou a catequese ao mistério do nascimento. "O homem contemporâneo, homem do ‘sensível', do experimentável empiricamente, tem cada vez mais dificuldade em abrir os horizontes e entrar no mundo de Deus", afirmou Bento XVI ao recordar que o Natal "não é um simples aniversário do nascimento de Jesus".
Fez votos aos presentes para viverem "este evento maravilhoso" que é o Natal
     Bento XVI iniciou a audiência com os votos de Natal para as 5 mil pessoas presentes hoje na Sala Paulo VI e depois repetiu os mesmos votos em seis idiomas diferentes. Pediu a todos para continuarem a tradição do Natal, sem perder o profundo valor religioso dele. Pediu ainda que "a festa não seja absorvida pelos aspectos exteriores".
     "Certamente", explicou o Papa, "os sinais externos são belos e importantes, desde que não desviem, mas sim nos ajudem a viver o Natal no seu sentido mais verdadeiro, o sagrado e cristão. De modo que também a nossa alegria não seja superficial, mas profunda". Assim, o Santo Padre recordou a dimensão espiritual do Natal, cujo significado "é celebrar um Mistério que marcou e continuou a marcar a história do homem".
     Aquele "Mistério", todos os dias, nós "vivemos concretamente nas celebrações litúrgicas, em particular na Santa Missa", porque "na Liturgia tal acontecimento ultrapassa os limites do espaço e do tempo e se torna atual, presente". É um Mistério que "o homem contemporâneo, homem do ‘sensível', do experimentável empiricamente, tem cada vez mais dificuldade em abrir os horizontes e entrar no mundo de Deus".
     Um outro elemento significativo lembrado pelo Papa foi a ligação entre o mistério de Natal e o mistério Pascal que, juntos, são "a única obra redentora de Cristo".
     O Papa fez votos aos presentes para viverem "este evento maravilhoso: o Filho de Deus nasce ainda "hoje", Deus está realmente perto de cada um de nós e quer nos encontrar, quer nos levar até Ele". Falando e m espanhol Bento XVI convidou os cristãos a "celebrar um Natal autenticamente cristão , com a alegria de saber que o Senhor veio ao mundo para nos salvar".
     "Ele quer percorrer - continuou ainda em espanhol - a nosso lado o caminho da vida. Ao Menino Deus pedirei por todos, especialmente por aqueles que passam por duras proas. Que nestes dias santos, a caridade cristã se mostre singularmente ativa com os mais necessitados. Para os pobres não pode haver atraso. Feliz Navidad".
     Também em português o Santo Padre fez votos de "um Natal verdadeiramente cristão". Um Natal "de tal modo que os votos de "Boas Festas", que ides trocar uns com os outros, sejam expressão da alegria que sentis por saber que Deus está no meio de nós e deseja percorrer conosco o caminho da vida. Para todos, um santo Natal e um bom Ano Novo, repleto das bênçãos do Deus Menino!"
fonte: http://www.gaudiumpress.org/content/32334-Papa-convida-insensiveis-a-temas-espirituais-a-meditarem-sobre-o-misterio-do-Natal

Nenhum comentário: