domingo, 7 de junho de 2009

FINAL DA REUNIÃO DE FORMAÇÃO

Neste dia estudamos a mensagem final do Capítulo Geral.
Ao final, um gole de café e uns chocolates (um coelho perdido, ainda da páscoa) e especialmente um brandy (conhaque) Carlos I, um 'golezinho".

Agradecemos ao patrocínio do Carlos I a uma pessoa de Santa Maria, que tem a
Casa Rosa. Obrigado pelo presente.

8 comentários:

Anônimo disse...

Que coisa mais feia. Padres que deveriam ensinar as "crianças" sobre o amor de Deus em suas formações, desde cedo ensinam ser alcolotras. Que falta de respeito com os pais destes jovens que confiam seus filhos nas mãos detes caras que se dizem Frades de Deus.

Só uma perguntinha: Vocês contemplam Deus ou cachaça???

Os pais destes jovens sabem o que vocês fazem com eles???

Tudo isso merece uma denúncia à Vara da Infância e Juventude, não acham???

Fiquem com Deus.

Anônimo disse...

No meu tempo quem ensinava os filhos eram os Pais, agora são os Padres?

Anônimo disse...

O primeiro comentário acima só pode ter sido escrito por um fundamentalista.
Alcoolismo é uma doença, não é algo que possa ser ensinado. Beber moderadadamente, "um gole", como diz o texto do post, não faz mal nenhum. Muito pelo contrário, faz até bem à saúde. E até Jesus Cristo bebia seu vinho, não é mesmo???
Vamos diferenciar as coisas e não cair em moralismos e críticas vazias.

Anônimo disse...

PRIMEIRA PARTE DO MEU COMENTÁRIO:


PARA O PRIMEIRO ANÔNIMO:
Pelo que sei meu amado filho, quem ensina os rapazes nestas casas de formação para a vida sacerdotal são os padres pelo que sei. Pelo menos é a propaganda que fazem nas tais animações vocacionais que fazem nas escolas.

PARA O SEGUNDO ANÔNIMO:

Não sou fundamentalista, amenas sigo o que o Senhor Deus nos deixou escrito em Levíticos e Deuteronomio, além de toda a Bíblia.

E outra, alcolismo pode até ser doença, mas ninguém sabe se estes jovens têm a tendência a mesma, por isso, creio que não deveria ser aguçada esta parte de futuras pessoas que serão exemplo de espiritualidade, moralidade, amor, carinho, benevolência, longaminidade. Imagine se uma criatura destas é um alcolatra, que padre sem ... não será???

Você tem certeza que Jesus Cristo tomava vinho??? Da uma lida no texto que segue abaixo:

BEBER UM POUCO DE VINHO?

(por Aecio Cairus)

Meus amigos e eu temos estudado o assunto do vinho na Bíblia e ficamos um tanto confusos. Em muitas passagens as Escrituras condenam o consumo de vinho por causa de seus efeitos prejudiciais. Todavia, Paulo aconselhou Timóteo a usar “um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades” (I Timóteo 5:23). Como deveríamos entender esse texto?

Antigamente, alguns costumes tais como a poligamia e a escravidão foram tolerados entre o povo de Deus, pelo menos durante um tempo. Isso certamente não desculpa a sua continuidade hoje. Muitas passagens mencionando o vinho na Bíblia advertem contra seu uso. Porém, também havia alguma justificação para o uso restrito de suco de uva fermentado em tempos passados. Os povos antigos não conheciam a técnica da esterilização. O único modo que conheciam para preservar o suco de uva, além da fermentação, era produzir xaropes que tinham gosto e valor nutricional alterados. Considerando que as uvas eram um dos poucos produtos que podiam ser cultivados nas regiões semi-áridas das terras bíblicas, havia grande necessidade de preservar o suco de uva. Vinho fermentado era uma solução prática.

Anônimo disse...

SEGUNDA PARTE DE MEU COMENTÁRIO:






Todavia, a viticultura é bastante complicada. O princípio geral é que o suco de uva, um líquido açucarado, pode ser fermentado através de leveduras encontradas naturalmente na casca da fruta. Nesse processo podem ser produzidos até 12% de álcool por volume. O excesso de açúcar permanece sem modificação e produz o vinho “doce”. Menos açúcar produzia o vinho “seco”, que era evitado nos tempos antigos. A razão é que líquidos alcoólicos tais como o vinho são responsáveis por outro tipo de fermentação na qual o álcool é transformado em ácido acético (vinagre). Embora um pouco de vinagre possa ser útil, você não vai querer ver a safra inteira de uvas se tornar ácida. Hoje isso é evitado pela pasteurização e engarrafamento cuidadoso do vinho, um processo que os antigos não conheciam. Por causa disso, os vinhos greco-romanos eram produzidos com um suco extra doce, obtido pela desidratação parcial das uvas ao sol antes de espremê-las. O açúcar excedente evitava a fermentação acética. Esse vinho extra doce era tão espesso que há referências na literatura clássica acerca de sua raspagem nos recipientes antes de servi-lo.

Raspado ou não, o vinho clássico sempre foi servido à mesa após misturá-lo com água em poncheiras especiais (crateras). Na Bíblia, vinho “misturado” ou “combinado” (Provérbios 9:2) significa vinho servido (ver Apocalipse 14:10 na tradução literal). A diluição normal era de uma parte de vinho para quatro a seis partes de água, proporcionando uma mistura de 2 a 3% de álcool (hoje, a cerveja não-alcoólica apresenta tolerância de até dois por cento de álcool). Um quartilho (665ml) à mesa teria tanto álcool quanto meio copo de vinho comum hoje.

Esse contexto esclarece a passagem de I Timóteo 5:23. O conselho de Paulo era para não beber água apenas, mas usar “um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades”.

Anônimo disse...

TERCEIRA PARTE DE MEU COMENTÁRIO:





A água potável no passado era muito insegura. Poucos tinham acesso aos mananciais. A maioria das pessoas bebia água pluvial estagnada, coletada de seus próprios telhados em cisternas (Provérbios 5:15), onde as bactérias se multiplicavam facilmente. Isso produzia “doenças freqüentes” do “estômago” ou disenteria. Porém, a adição de um “pouco de vinho” – como o clássico vinho doce e espesso – na água era suficiente para eliminar as bactérias. A passagem pressupõe que Timóteo havia sido instruído a evitar o vinho e estaria disposto a sofrer freqüentes episódios diarréicos a fim de ser fiel a tal instrução, não fosse a recomendação oportuna de Paulo. Mas da mesma maneira que a consciência moderna não toleraria a posse de escravos ou a poligamia, o fato de que no passado o álcool era usado como anti-séptico a fim de tornar a água da mesa própria para se beber, não pode ser usado para desculpar seu consumo hoje. A recusa ao álcool implícita nessa passagem mostra que, se o vinho for consumido pelos cristãos, ele tem de ser o “suco de uva não-fermentado” (Ellen G. White, Signs of the Times, 6 de setembro de 1899).

……………………………………………………………………………………………
Aecio Cairus (Ph.D. pela Universidade Andrews) é professor de Teologia no Instituto Internacional de Estudos Avançados das Filipinas.
……………………………………………………………………………………………

Não quero cair em moralismo, APENAS QUERO QUE VIVAM O QUE PREGAM; e "críticas vazias", você acha que é vazia??? Você já perguntou aos pais destes jovens se eles sabem que os padres fornecem bebidas alcólicas à seus filho, que fazem esse tipo de incentivo??? João da Cruz, Teresa de Jesus, Elias, Mãe do Carmo, etc. tomavam " um brandy (conhaque) Carlos I, um 'golezinho"????

Sem comentários... Grande abraço e fiquem com DEUS.

OBS: meu interesse não é gerar polemica, e sim preservar a imagem de uma instituição que é muito bem vista pela sociedade apesar de admitir e demitir esses rapazes com uma grande freqüencia (um me falou que tem uma rotatividade muito grande nesta casa).

Será que a midia não gostaria de mostrar os bastidores desta casa??? Perdoe-me a ironia, não faria isso. Heheheheh... é que conheço como funciona la dentro é uma loucura.

Anônimo disse...

Não adianta vir com textos de teólogos fundamentalistas, pois estes não possuem credibilidade alguma. Ellen White, fonte desse seu texto, é a tresloucada fundadora dos adventistas, a mesma que previu o fim dos tempos para o final do século XIX... E que autoridade tem ela para dizer que a Bíblia condena o consumo de vinho?
E as bodas de Caná? Se o vinho era na verdade suco, então por que o melhor vinho era servido no início e o pior no fim da festa, quando os convidados já estava embriagados e não notavam a diferença? Não existe nada que prove que Jesus e seus discípulos bebiam suco e não vinho.

E essa sua frase mostra bem toda sua cretinisse:
"Será que a midia não gostaria de mostrar os bastidores desta casa???"

Eu vivi no interior dessa casa e sei muito bem o modo de vida saudável e respeitoso que impera lá dentro. Certamente você tem alguma rusga com alguém lá dentro e por isso está partindo para esses ataques covardes sob a proteção do anonimato...

Anônimo disse...

ESTA NOVA POSTAGEM É PARA O ANÔNIMO QUE ESCREVEU NO DIA 16 de Junho de 2009 21:05.

ANTES DE COMEÇAR A LER, PENSE NO QUE DIZ, TIVE UM PRIMO QUE MOROU LÁ DENTRO, FUI VIZITÁ-LO LÁ E VI MUITA BAIXARIA QUE É O QUE NÃO PROCEDE ESTA TAL DE "VIDA SAUDÁVEL" QUE VOCÊ MENSIONA.

HA... MEU PRIMO ME DISSE QUE É TÃO SAUDÁVEL QUE UM TAL DE FREI PAULO PARCIANELO DEIXOU A BATINA PARA VIVER COM UMA MULHER QUE JÁ É MÃE DE DOIS FILHOS. ISSO É VIDA SAUDÁVEL?

NOS TAIS ACAMPAMENTOS ONDE ROLA BEBIDA ALCÓLICA À VONTADE ONDE TEM GENTE QUE ATÉ JÁ ENTROU EM COMA ALCÓLICA, É VIDA SAUDÁVEL???

CARO AMIGO, LAMENTO, MAS O TEMPO QUE VOCÊ VIVEU LÁ DENTRO ERA SÓ VOCÊ E AQUELAS ESTATUAS QUE TEM LÁ DENTRO, NÃO É? POIS ACHO MEIO DIFÍCEL QUE O QUE VOCÊ DESCREVE COMO VIDA SAUDÁVEL. SÓ PARA VOCÊ FICAR SABENDO DE UMA COISA, NÃO TENHO RINCHA COM NINGUÉ LÁ DENTRO APENAS QUERO PRESERVAR ESSA GENTE.

ESTOU SOFRENDO MUITO DESGASTE FICAR FALANDO COM GENTE QUE NÃO TEM MENTE ABERTA, POR ISSO, ESTA É MINHA ÚLTIMA POSTAGEM PARA REBATER CRÍTICAS.

SE QUISERES RECEBER UM CURSO BIBLICO PARA ENTENDER AS PROFECIAS DE SRA. ELLEN WHITE, ME DEIXE SEU E-MAIL POR AQUI. MAS NÃO DEIXA DE LER O TEXTO QUE ESTA NO LINK QUE SEGUE À SEGUIR, POIS QUERO VER SEUS ARGUMENTOS SOBRE O QUE ESTA ESCRITO LÁ.

http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/ComerBeber/BebidaAlcoolica-JFMartinez-CACP.htm



OBS:
POR FAVOR, SÓ FALE E COMENTE DAQUILO QUE VOCÊ CONHECE E TENHA EMBASAMENTO BÍBLICO (E QUE A BÍBLIA SEJA DA SOCIEDADE BÍBLICA BRASILEIRA, POIS HÁ BIBLIAS POR AI QUE TROCARAM JÁ ATÉ O QUARTO MANDAMENTO PARA O DOMINGO).