segunda-feira, 18 de maio de 2009

29 ANOS DE SACERDÓCIO - FREI XAVIER




Frei Xavier,
Espanhol -Filho de Félix e Blasa Marin .
Seus irmãos: Mª Teresa, Angelines, Fausto y José María
Nasceu em 29 de agosto de 1955, e descendente de EL CID!! nobre guerreiro espanhol, que viveu no século XI, deve ser deste que herdou a ironia característica que o faz singular.
Entrou para o seminário em 1966, com 11 nos, um menino ainda, ele e seus colegas de tão jovens pareciam “recolhidos a granel”, porém, Deus sabe escolher, preparando para converter em grandes glórias missionárias aqueles pequenos. Ele com grandes promessas de que lá no Carmelo podia-se fazer muitas coisas, especialmente jogar futebol. E ele foi animado por isso e outras coisas. Nas folgas levava para casa, seus amigos do seminário que eram tratados com bolinhos, biscoitos e carinho de Mãe Blasa.
Em 1974, 8 anos depois professou como frade da ordem De Nossa Senhora do Carmo.
E com 25 anos, em 1980, depois de anos de “santo recolhimento” e preparação, no dia 10 de maio às 5 da tarde, num sábado, disse sim a Deus e junto de Mons. Pirônio pode consagrar o pão e o vinho .
Em León foram seus primeiros passos como sacerdote.
Dizem que para o Brasil veio fascinado em aprender a dançar samba...e não se sabe se já aprendeu depois deste tempo. Também se fez menino com os meninos em Passo Fundo, em São Roque amadureceu junto com os noviços, filosofou em Curitiba, formou teólogos no Uruguai...voltou a Curitiba e Porto Alegre, e hoje em Passo Fundo, onde joga futebol todas as 4ª. Feiras, fazendo parte do currículo de estudos da casa de Postulantes. Seu trajeto o traz sempre de volta ao nosso Brasil... aí seguindo com grande coração pois Deus o pôs a Caminho.
Hoje 29 anos depois, celebramos com alegria e agradecemos ao senhor por tê-lo atraído a si, feito-lhe promessas. Porque o Senhor Deus tem seus meios de seduzir os que ama. Como o profeta você pode dizer neste dia: “Seduzistes-me, Senhor; e eu me deixei seduzir! Dominastes-me e obtivestes o triunfo!”
(Jer.20,7-)
De novo aqui entre nós, no Brasil, em busca do que seu antepassado El Cid nem sonhava encontrar: Um mundo novo, cheio de desafios e amigos que o amam como a irmão.
Frei Xavier obrigado pelo seu SIM.
(texto corrigido por Fausto e Fidel)

Música:
Qué detalle, Señor
Qué detalle, Señor, has tenido conmigo
cuando me llamaste, cuando me elegiste,
cuando me dijiste que tú eras mi amigo.
qué detalle, Señor, has tenido conmigo

Um comentário:

Anônimo disse...

pena que a musica saiu não é?
Parabéns frei!!